No dia 20 de março, às 10:00h, o Instituto Anima de Sophia inaugurou a mostra “A recriação do Fantástico”, de Carola Trimano, composta de pinturas, aquarelas,gravuras e objetos.
Nesta exposição, Carola Trimano apresentará uma síntese expressiva de seu percurso.
Nesta exposição, Carola Trimano apresentará uma síntese expressiva de seu percurso.
Segundo o crítico de arte Jacob Klintowitz:
“...a artista é representativa de uma significativa tendência cultural, a que é capaz de ver o nosso tempo como uma possibilidade de recuperação histórica de antigos conhecimentos.”
“A nossa visão da época é naturalmente fragmentária. De tal maneira estamos inseridos no tempo que percebemos apenas alguns aspectos...
...O trabalho de Carola Trimano traz uma visão
particular e tem a peculiaridade de uma espantosa
unidade. É uma parte expressiva do todo. Ainda mais, por também se revelar como uma reorganização de
conhecimentos históricos do esoterismo...
...Este caráter de síntese que ela confere ao século equivale à um projeto de construção cultural. Carola Trimano é uma artista que trabalha com duas matrizes.
A primeira, é o tratamento de imagens em computador que, posteriormente, recebem vários tipos de impressão, em suportes bidimensionais. O segundo vetor é o uso de papéis e colagens, com o qual confecciona formas tridimensionais instigantes e originais, tais como manequins, objetos inusitados e grandes medalhões...
...Estas imagens estão vinculadas à história das imagens, o que possibilita que as suas figuras estejam ligadas ao teatro, à literatura e aos movimentos estéticos.”