quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Valores Humanos na Educação

Valores Humanos e Educação


Atualmente, fala-se muito em valores humanos, o conceito se tornou popular e banalizado. Os valores estão relacionados às mais diversos significações, como juízo de valor, dever moral, valor de um objeto ou de uma experiência e como visão de mundo. No entanto, poucas pessoas sabem exatamente, a importância e o alcance desses conceitos para a vida do homem.
Os valores são formas de sentir, de pensar e de se relacionar com a vida e estão sempre vinculados a uma identificação com alguma coisa, a uma particular visão do mundo. Os valores se encontram numa estreita relação com o sentido da vida e como o homem conduz a sua história pessoal. A escolha de um determinado universo de valores define o que o homem é, as suas metas, as suas atitudes e o nível de desenvolvimento da sua consciência psíquica e social espiritual.
É impossível escapar da questão dos valores, pois eles exercem uma onipresença na vida humana. Atribuir valores as coisas e se guiar por eles faz parte da própria essência do homem. Existe uma interdependência dinâmica, entre os dois mundos o do valor e do ser, eles interpenetram a vida cotidiana do indivíduo, inundando todas as suas atividades.
Muitos valores são oriundos da religião, da consciência coletiva e do processo educacional e familiar, os valores são formados e estimulados pela visão de mundo e de homem que a sociedade adota. Os valores exercem uma grande força e poder, influenciando a política, a economia, o meio ambiente, a forma como o homem dirige o futuro da sociedade e do planeta.
Têm, portanto, um caráter prático imediato, uma relação direta com a vida do indivíduo. Os valores que uma determinada sociedade adota, agem de forma inconsciente, condicionando toda a vida das pessoas, sem que elas percebam, porque sentem, pensam e agem de determinada forma. Por isso, é importante examinar por qual universo de valores uma sociedade está pautando a sua vida e a dos seus cidadãos.
Na sua expressão humana, os valores são sujeitos a uma graduação, a uma hierarquia, a uma polarização, a sua deturpação, inversão ou mesmo a sua negação. Aqueles, que negam os valores humanos essenciais, nada vendo neles, sucumbem numa espécie de niilismo e de descrença absoluta. Aqueles que se guiam por valores distorcidos, estabelecem uma relação desarmônica, predatória com a vida e atraem tristeza, sofrimento e violência para si e para os que estão a sua volta.
A sociedade brasileira em geral, está passando por uma profunda crise de valores. Valores como o amor, a paz, a não-violência, o comportamento ético, a verdade, que serviam de guias condutores para um comportamento ético sofreram um processo de inversão, desvirtuamento e de negação.
De forma geral, o brasileiro tem uma formação educacional que privilegia os valores da família, do afeto, da amizade, do comportamento responsável e correto com a vida, da democracia, do respeito às diferenças. Esses valores são herança da formação histórica brasileira, fruto de diversas influências culturais que adotam valores que são universais. Os valores universais são semelhantes em todas as culturas humanas.
As contradições entre os valores universais e as atitudes sociais contrárias a esses é explicado pela perda dos valores humanos fundamentais que dirigem o comportamento de uma sociedade. Quando uma sociedade perde o seu “ethos” e passa a se reger pelos valores materialistas; quando o “ter” é superestimado em lugar do “ser”, os indivíduos se confundem e medem o crescimento e valor pessoal com o que podem consumir. A sociedade como um todo pode criar a permissão para que se alcance o ter, a qualquer preço, não importando os meios.
A perda dos valores fundamentais que guiam o homem para uma relação mais correta e ética como o outro levou a sociedade contemporânea a violência, a miséria, ao racismo, ao fanatismo, a relação predatória com o seu semelhante e todos os “ismos” negativos que o homem gerou como conseqüência.
A educação tem um papel fundamental na formação de uma consciência e da prática dos valores desde cedo, para que as crianças e jovens aprendam a se guiar por valores humanos verdadeiros e corrijam a distorção, assumindo a responsabilidade pelo futuro do país.
Foi refletindo sobre essas questões que nasceu o Projeto de Valores Humanos. Raissa Cavalcanti é criadora e coordenadora do Projeto Voluntário - Valores Humanos para Professores. Este Projeto existe há quatro anos e tem a finalidade de transmitir os valores humanos perenes relacionando-o à necessidade de desenvolvimento de uma consciência ética, como formação imprescindível nas escolas para que os jovens assumam a responsabilidade como cidadãos diante de todas as instâncias da vida.

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